Todos crêem na necessidade de uma gestão eficaz da carreira, dos seus tempos, recursos e objectivos. Somos levados a acreditar que uma visão estratégica da profissão é condição essencial para se chegar longe. Sendo verdade, muitos esquecem de algo que faz parte integrante de si próprios: a Família!
Minha Família meu Suporte
As relações familiares e a forma como vivemos o nosso dia a dia na companhia dos que nos são queridos influenciam, mais do que muitas vezes pensamos, o nosso sucesso profissional. Entendemos o trabalho como um organismo autónomo e muitas vezes compartimentamos de forma estanque ambos os mundos, como se a família fosse exterior a essa equação.
Um bom foco no trabalho é tão importante quanto um bom foco na família. São peças do mesmo puzzle que se complementam formando um quadro mais vasto sob a forma de Felicidade e Realização.
É consensual achar que quando as coisas não correm bem em casa, o trabalho também sofre e vice-versa, mas prevenir situações de stress que perturbem esse equilíbrio frágil são muitas vezes negligenciadas.
“Sou boa a resolver problemas, mas nem por isso a preveni-los. Sinto que ando sempre a apagar fogos!”
Dizia-me há dias Sofia (nome fictício), directora de recursos humanos de uma multinacional farmacêutica. A velocidade com que os acontecimentos surgem no nosso dia a dia, dá-nos pouco tempo para planear, somos obrigados a reagir, a corrigir e a resolver, em vez de planificar, esquematizar e prevenir.
Sabemos que corrigir situações anómalas dá infinitamente mais trabalho que as prevenir, então nesse caso, porque é que procrastinamos tanto?
Deixar para depois, faz parte da condição humana, não tem necessariamente que ser algo de negativo é apenas fruto da gestão de recursos que fazemos nas 24 horas que dispomos por dia.
“Aprender a Viver” deveria ser uma disciplina ensinada na escola, porque a busca da felicidade pessoal, e consequentemente familiar, tem uma importância transversal em todas as actividades humanas, inclusive na Profissão.
Um ser humano feliz tem tudo o que é necessário para ser um profissional realizado, então porque sentimos que falhamos num ou noutro campo?
Ao longo da minha carreira identifiquei 5 pontos chave importantes que poderão ser, quando não implementados, factores de perturbação emocional entre Carreira e Família.
- Listar tarefas
- Classificar tarefas
- Focar na tarefa
- Gestão das expectativas
- Lazer
Nos próximos dias irei partilhar contigo um pouco mais sobre cada um destes pontos ou truques como lhes gosto de chamar.
Segue-me nas redes sociais:
https://www.facebook.com/marcodiascoach/
https://www.instagram.com/marcodiascoach/
Até já,
MD